Carta de Esclarecimento
Pedal Noturno NÃO virou Passeio Noturno




Prezados integrantes do Pedal Noturno DF - PNDF,

Face a mais um passo dado por ex-membros da Coordenação do PNDF faz-se necessário mais um esclarecimento importante.

Como está explicado no link Coordenação, continuei como Coordenador, com o firme propósito de manter a filosofia de seu fundador, Walter Graneiro, meu amigo e companheiro de todos os pedais e cicloviagens, que desde que teve a notícia da necessidade de uma cirurgia quando foi diagnosticado com câncer, chamou-me e pediu-me para cuidar da continuidade de todas as atividades do Grupo. Além de um estágio conduzido pelo próprio Walter, à época, ele elaborou um CD contendo informações do PNDF, e pediu-me para cuidar de tudo até que ele pudesse retornar. A situação foi se complicando e ele não voltou... Assumi desde então esse compromisso, que nunca pensei em desfazer.

A coordenação surgiu a partir da aproximação de outro amigo querido, Marcelino Brandão, que também já nos deixou, e propôs dividir a responsabilidade. Aceitei, e assim mais quatro pessoas passaram a ter seus nomes vinculados à Coordenação. A história está contada em um e-mail meu, datado de 12 de fevereiro deste ano. Link para a mensagem.

Síntese do que vem acontecendo para que possam entender a gravidade das atitudes e necessidade de esclarecimento da situação:

- Após o pedido de saída do último membro da coordenação, além de mim, houve o "sequestro" do FB pelos ex-coordenadores que haviam se organizado para desconstruir o Grupo e retomá-lo depois, sem a minha presença e em outras bases. Para o desapontamento deles, não funcionou como pretendiam. Excluíram o meu perfil de administrador, mesmo eles já não fazendo parte da Coordenação. Este ato desencadeou uma série de episódios desagradáveis, expondo os que se inscreveram no Grupo para participar do Pedal Noturno DF - PNDF a esse desgaste. A situação obrigou-me a criar novo FB oficial para o Grupo: https://www.facebook.com/groups/pedalnoturnodf/

- Criaram recentemente um site com o nome de PNDF - Passeio Noturno DF
*O grupo tem o nome de PNDF (Passeio Noturno DF)
*Anuncia pedais leves nas segundas e quartas
*Saindo do Gibão (estacionamento interno)
*Às 20:30h

CRIAR um novo grupo é uma coisa BEM diferente de COPIAR o que já existe! Qualquer semelhança com o Pedal Noturno DF - PNDF terá sido mera coincidência?

- No site, incluíram apoio do Instituto Pedala Brasília e BBB's. O surpreendente é que quando consultei o Ronaldo, ele ficou indignado com a conduta, pois relatou que em conversa anterior com eles, haviam se comprometido a trabalhar na criação de outro grupo, totalmente independente do Pedal Noturno DF. As BBB's também têm se manifestado contra o conflito em relação ao nome, ao local de partida e demais pontos que incitam a confusão com a identidade do Pedal Noturno DF - PNDF, tendo pedido a eles que desistam logo dessa insistência e criem algo, de fato, novo.

- Em 1° de junho alteraram o nome do grupo do FB, no qual haviam se inscrito os interessados em participar do Grupo Pedal Noturno DF - PNDF para Passeio Noturno DF - PNDF. O sério disso é a manipulação dos integrantes levando-os a pensar que o Pedal Noturno DF - PNDF mudou seu nome para Passeio Noturno DF.

- Fotos tiradas nos percursos do Pedal Noturno DF - PNDF estão postadas no referido site, como se fossem registros de pedais promovidos pelo grupo que estão tentando criar, com o público que comparece ao Gibão às segundas, quartas e sextas para pedalar com Pedal Noturno DF - PNDF.


A mensagem que conseguem intensificar com essas atitudes é a de que têm a necessidade de se manterem em evidência a todo custo, e para tanto, confundem os ciclistas tentando mostrar que ocupam uma linha de comando, ainda que ferindo aspectos éticos.

Nesse contexto, um grupo de voluntários, perplexos com essa tentativa de confundirem os integrantes do Pedal Noturno DF - PNDF e direcionarem seu público a um outro grupo por eles gerido, mobilizaram-se para constituirmos um grupo que de fato representa a coordenação do PNDF na condução dos pedais de segunda a sexta.

Estamos fechando alguns detalhes, e durante a próxima semana será divulgada a forma de trabalho dessa Comissão que está sendo constituída para colaborar positivamente com o Grupo. Comissão aberta a todos os interessados em contribuir com o Pedal Noturno DF, dentro de suas possibilidades. Mande um email para [email protected] para maiores informações.

O Pedal Noturno DF está firme em sua proposta. Temos alguns eventos programados para este ano e muito trabalho pela frente. Estamos na torcida que, em breve, as pessoas que têm despendido tanta energia para desconstruir o PNDF que já existe, possam dedicar-se a algo realmente novo.

Agradeço aos novos colaboradores. Com energia positiva, bom humor, alegria, pedais, cicloviagens e sociais, virão mais 10 anos com essa gente nota 10!

Abs
OMEGAred
Coordenador do PNDF - Pedal Noturno DF



VOLTAR