Pedal Noturno DF - PNDF

Galera,

Essa mensagem é pra você que anda pensando em dar uma perspectiva nova a sua vidinha marromeno, pra você que na virada do ano enumerou um monte de "Resoluções de Ano Novo" e pregou no ímã da geladeira, mas não rolou ainda porque... Ops! A faxineira anotou a lista de compras no verso e nem sei onde foi parar, ou pra você que tá meio entediado querendo mais emoção, mais movimento, com um pouco mais de... vigor?!

- Num tô enteindeindo nada.

Então peraí, vamos ludicamente te dar as parâmetros para você avaliar se quer colar seu camelo com os nossos, e daí nos divertirmos a valer, juntos!


INTRODUÇÃO

Seguinte: Antes de 2010 -11, existiam basicamente 3 (três) grandes grupos de ciclismo na cidade: o Pelotão do Lago (galera da speed, que anda contra-relógio, rapidão. Viu? Já passou!), o Rebas (que é pouco mais de 1 aninho mais velho que o Pedal Noturno DF, e foi lá que o saudoso Walter começou nas trilhas com a galerinha das antigas) e o Pedal Noturno DF - PNDF. Hoje estima-se 58 grupos de pedal. Bacana, né não? Mas tá confuso? Quer começar a pedalar e não sabe pra que lado vai? Daí resolvemos definir melhor o formato dos nossos pedais de cada dia, pra EVITAR desapontamentos e frustrações e todo mundo saber as diferenças na hora de sair de casa pra pedalar com a gente e depois não ficar repetindo besteiras por aí, falou? Então estamos dando início à Campanha: "Onde vou amarrar meu camelo?" - O BASICÃO sobre o Pedal Noturno DF - PNDF - Você precisa saber


DESENVOLVIMENTO

Prepare-se agora para o Quiz (flash translation: Teste rapidinho), valendo uma vaga no pelote mais Alto Astral das todas as Galáxias, 3 perguntinhas que você NÃO PODE deixar de saber responder.

E valendo 50% da nota - peso máximo! a primeira e mais importante pergunta:



1 - O Pedal Noturno DF - PNDF é um grupo para INICIANTES?

SIM, o Pedal Noturno DF, desde o seu início em 2005, é o grupo que mais prestigia e incentiva o INICIANTE, dedicando 3 dias da semana a eles, mas, preste muita atenção, também desde o início, nunca foi apenas para o iniciante.

O Walter, o cara que criou o Grupo, idealizou um formato que alimentava um Ciclo, permitindo que a pessoa que evoluísse em seu condicionamento, não precisasse procurar outra turma pra pedalar um pouco mais forte, assim, sempre existiram pedais mais longos nas Terças e Quintas, com alguns subidões e até mesmo, Voltas ao Lago Noturnas, com quase 80 km.

Préstenção e Não erre mais... Pedal Noturno DF é um Grupo para ciclistas de nível INICIANTE E INTERMEDIÁRIO



2 - Qual a diferença entre os pedais de Segunda - Quarta - Sexta e os de Terça - Quinta ?

Já sacou? Tu é esperto pra mais de metro...

Bora lá: step by step


Os pedais de Segunda - Quarta - Sexta são voltados para o nível INICIANTE

Velocidade Média em movimento: entre marromeno 12 e 18 km/h

Tamanho dos Percursos: entre marromeno 18 e 32 Km, sendo que a Quarta é gastronômica, com pausa para um lanchinho no meio.

O público destes dias tá tendo sua primeira experiência de pedal em grupo e no trânsito. O ritmo é mais tranquilo, no entanto é preciso ter em mente que todo iniciante almeja algum desenvolvimento, saindo do pedal básico do Eixão do Lazer e buscando se superar.

Não vale ir lá nestes dias e tentar acelerar o ritmo de quem tá ali pra se divertir. Quem define o ritmo é a galera que está na cozinha, que tá começando in the good.

Mas... Ainda tá difícil? Tá sem equilíbrio em cima da magrela, não tá entendendo pra que servem aquelas regulagens ao lado da manete e tá muito complicado acompanhar o ritmo dos dias de nível iniciante? Recomendamos que vá primeiro ganhar um pouco mais de segurança, andando nos fins de semana no Parque ou no Eixão, conhecendo mais a sua bicicleta e seus limites.

Não vamos deixar você pra trás, mas se estiver sem condições, iremos deixá-lo em segurança para que solicite algum resgate. Lembre-se que auto-superação é diferente de flagelação e, como pedalamos em grupo, temos um compromisso com quem leu as recomendações do pedal do dia, informado no nosso grupo do Yahoo, e se identificou com a proposta. Definitivamente nada pessoal!

Notícia bacana: Estamos trabalhando no lançamento de um evento mensal aos domingos pra você vir tomar uma água de coco com a gente lá no Eixão do Lazer e te passarmos orientações e dicas importantes antes de começar a pedalar conosco nas ruas da cidade. Essas orientações são essenciais para mantermos a segurança individual e do grupo. Aguarde - em breve!



Os pedais de Terça - Quinta são voltados para o nível INTERMEDIÁRIO

Velocidade Média em movimento: entre marromeno 18 e 24 km/h

Tamanho dos Percursos: entre marromeno 30 e 48 Km

O público destes dias já tem alguma experiência e condicionamento. Esses dias não são recomendados para iniciantes ou quem está enferrujado, sem pedalar há algum tempo. Naturalmente, o ritmo é mais elevado, buscando também não terminar o pedal tão tarde.

Não vale ir lá nestes dias e tentar diminuir o ritmo de quem tá ali pra se divertir. Quem define o ritmo é a galera que está na cozinha, que tá que se esforçando para alçar pedais mais longos e com um nível de dificuldade um pouco maior,

mas... Ainda tá difícil? tá muito complicado acompanhar o ritmo dos dias de nível intermediário? Recomendamos que tente ser mais constante nas Segundas, Quartas e Sextas, para que essa regularidade lhe dê um condicionamento para essa transição.

Não vamos deixar você pra trás, mas se estiver sem condições, iremos orientá-lo a frequentar os outros dias mais leves para que acompanhar o ritmo das Terças e Quintas não se torne um sofrimento. Lembre-se que auto-superação é diferente de flagelação e que, como pedalamos em grupo, temos um compromisso com quem leu as recomendações do pedal do dia, informado na lista de e-mail, e se identificou com a proposta. Definitivamente nada pessoal!

Perceberam a variação de distâncias nos dias de iniciante e intermediário? 18 e 32 km nas Segundas, Quartas e Sextas (iniciantes), e 30 e 48 km nas Terças e Quintas (intermediário)? É justamente para avaliarem se estão prontos para uma transição. As interseções dos intervalos possibilita uma avaliação pessoal para a transição. Temos pedais leves de 32 km (o maior dos leves) e pedais intermediários de 30 (o menor dos intermediários), o que varia é o ritmo do dia. Não fica mais esbaforido nos pedais mais longos dos dias leves? Opa, dá pra tentar uma Terça-feira. Tá dando conta dos pedais de Terça e Quinta sem sofrimento? Pode pensar na Volta ao Lago e planejar participar da próxima cicloviagem. Aí está a ideia do ciclo.



3 - Quem foi esse tal de Walter Graneiro?

Essa resposta renderia um livro, porque esse cara foi alguém muito especial. Ainda ouvirá muitas histórias sobre ele, mas pra começar, é importante você saber que foi um cara que descobriu felicidade nesse lance de pedalar. Começou lá no Rebas com o pessoal que criou o Grupo, onde nos conhecemos. Como era uma figurinha extremamente criativa, bem-humorada e disposta, resolveu chamar seus amigos pra Pedalar de Segunda a Sexta, saindo desde sempre lá da faixa de pedestre na frente do Gibão. Incentivava quem estava inseguro a começar, promovia Cicloviagens regulares e Voltas ao Lago nos feriados. Era querido por todos, brincalhão até o talo! Soube viver com alegria e contagiou muitos ao seu redor.

Um dia, fazendo exames, descobriu um câncer, que chegou a ser operado com sucesso. Na etapa seguinte, seguindo o protocolo do tratamento para evitar reincidência, optou por um medicamento experimental que prometia menos efeitos colaterais. Para nossa tristeza, o quadro não evoluiu como esperado, e ele nos deixou em 2007, sucumbindo a efeitos da nova medicação, à época ainda desconhecidos.

Antes de partir, durante os meses que ficou internado, foi me passando todas as orientações quanto à condução do Grupo que tanto amava, até que pudesse retomar... Esse dia não chegou, mas a essência de suas ideias e sua energia dispersou-se em muitos corações.

Concordei com a proposta do outro grande amigo, Marcelino Brandão, que também nos deixou em 2013, em formar uma Coordenação com mais 4 pessoas. Ao longo de 8 anos, alguns saíram, outros entraram e saíram brevemente, e por divergências quanto à preservação do formato original, os últimos 2 integrantes, além de mim, deixaram o grupo antes do aniversário de 10 Anos. Permaneci à frente do Pedal Noturno DF, insistindo na forma que o Walter acreditava e amava. Pedal Noturno DF está aí, mais genuíno que nunca, e agora com uma Diretoria totalmente identificada com a proposta.



Dicas da boa para qualquer dia:

- Antes de sair reclamando de qualquer evento, mande um e-mail para coordenacaopndf(arroba)gmail.com, onde vão te dar uma atenção pra resolver da melhor forma quaisquer dificuldades que se apresentem. Também gostamos de elogios e sugestões;

- Exercite a humildade e paciência: mesmo depois de "iniciado", já tá fera e forte, volta lá nos dias de pedais mais leves pra incentivar a galerinha que tá começando, dando aquela dica bacana que irá mudar pra melhor a vida de quem tava precisando só daquela orientação, retribuindo um pouco do que você aprendeu, procurando entrosar todo mundo e lembrando que um dia você também esteve nessa situação;

- Antes de começar a pedalar, gaste uma graninha e faça uma revisão na magrela, mesmo se tenha acabado de comprar a bike. Todo mundo procura dar uma força com o pneu que furou, a corrente que quebrou, esses contratempos fazem parte, mas não existe uma equipe de mecânicos de prontidão, beleza? Ah! E tenha sempre uma câmara de ar reserva, kit remendo, bomba de ar, espátulas e uma dessas ferramentas para bike multi-tudo, estilo canivete suíço. Pasme! tudo isso caberá magicamente numa pequena bolsinha que pode ser presa debaixo do banco.

- Preste atenção no que o Puxador vai falar na Preleção antes da saída, nesse momento, além do repasse do percurso, são dadas orientações importantes.

- Para a segurança individual e do grupo não esqueça o capacete, luvas, lanterna dianteira e luz traseira, apito, água, documento e carteirinha do Plano de Saúde, se houver. Dê preferência a roupas e acessórios com refletivos. Assim que possível, compre um talkabout, é um item muito importante para todos. Não leve de jeito nenhum, mau-humor!



CONCLUSÃO

E aí? Pronto pra tirar 10 no Quiz?

Vale lembrar o velho e bom ditado: "O que é combinado não sai caro." Esse é o escopo do nosso Pedal. Foi necessário delinear melhor para que todos possam fazer escolhas mais conscientes. É a nossa proposta básica e o que nos esforçamos voluntariamente para oferecer. Não é possível agradar a todos, e se "não deu liga", estamos certos de que todos podem ter seu lugar ao sol (ou melhor, às estrelas), haverá alguém com a proposta mais afinada com suas expectativas, ou você pode criar, como o próprio Walter fez.

Este Grupo tem por finalidade primordial, preservar a ideologia do seu fundador, que me confiou a continuidade dos trabalhos, pois acreditava nesse ciclo e envolveu-se de corpo e alma nessa prazerosa façanha que hoje agrega tantos simpatizantes...

Curtiu? Então cola com a gente e bora pedalar!

Para participar, basta se inscrever em nosso grupo do Yahoo (precisa criar uma conta no Yahoo, se inscrever no grupo e depois você pode alterar para o email de sua preferência - Clique AQUI) para receber as informações do percurso do dia. LEIA todas as informações e recomendações do dia, observações de dificuldade, largada, etc. Também é importante que você esteja com TODOS os equipamentos de segurança: Capacete, luvas, luzes e roupas claras (preferencialmente com o uniforme do PNDF).





LOCAL DA LARGADA: Em frente ao Restaurante Gibão (Faixa de Pedestre) - Parque da Cidade (Estacionamento 4)

CONCENTRAÇÃO: Às 20h. Início do pedal às 20:30h

PERCURSOS variados (acompanhe o Grupo do Yahoo do Pedal Noturno DF) geralmente seguindo o seguinte esquema:

Segunda-feira: Pedal bem leve, pra iniciantes

Terça-feira: Pedal longo, NÃO É RECOMENDADO PARA INICIANTES E ENFERRUJADOS, sem muitas subidas

Quarta-feira: Pedal Gastronômico - leve, com um social no meio do percurso

Quinta-feira: Percurso longo, NÃO É RECOMENDADO PARA INICIANTES E ENFERRUJADOS, podendo ter algumas subidas mais fortes

Sexta-feira: Pedal médio, alternando com alguns percursos longos

EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS: CAPACETE, LUVAS e ROUPAS CLARAS

APETRECHOS RECOMENDADOS: Rádio comunicador ("Talk About" Motorola, pegando canal 20 e subcanal 12), apito, luz traseira e dianteira, câmara de ar reserva, bomba de ar, ferramentas, tel celular, líquidos e alimentos para consumo durante o pedal, algum dinheiro pro social, carteira de identidade e cartão do plano de saúde, kit primeiros socorros e SACOS PLÁSTICOS pra guardar os objetos pessoais, por causa da chuva;



Inscreva-se no no Grupo do Yahoo (lista de email) e veja o pedal de hoje:

http://br.groups.yahoo.com/neo/groups/pedalnoturnodf/


Acesse também o grupo oficial do PNDF no Facebook

https://www.facebook.com/groups/pedalnoturnodf/



Divirta-se!!!


Abs
OMEGAred
Coordenador do Pedal Noturno DF


VOLTAR



Copyright © PNDF 2005 Todos os direitos reservados