EXTRAPOLANDO EXTREMOS 2009

Conforme programação PNDF 2009, realizamos no dia 4 de julho o EXTRAPOLANDO EXTREMOS!

Viagem de CICLOTURISMO de Brasília para Pirenópolis - o BraPiri (por asfalto).

Foi um sucesso, 52 ciclistas muito animados deixaram Brasília às 6h30 apoiados por duas vans e um carro.

Tudo transcorreu conforme previsto, exceto o horário da chegada a Pirenópolis, que foi um pouco maios tarde que o previsto, mas isso não diminuiu o brilho da festa, a entrega de medalhas ocorreu na entrada da cidade.

O domingo foi mais animado ainda, com um super churrasco organizado pelos participantes... show de bola!

Algumas informações sobre essa viagem:

Data:4 de julho de 2009
Local da saída:a definir
Horário:IMPRETERIVELMENTE às 6h
Percurso:Eixo Monumental, Estrutural, Águas Lindas de Goiás, Povoado Girassol, Edilândia, Cocalzinho e Pirenópolis
Previsão de chegada em Pirenópolis:final da tarde
Número de participantes: 40 ciclistas

Esse pedal não é recomendado para iniciantes ou pessoas que não estejam com um bom condicionamento físico e acostumado a pedalar em ritmo "médio/forte" (18 km/h de média, aproximadamente), pois são 150 km, sendo que nos últimos 20 km, trecho Corumbá de Goiás até Pirenópolis, só subidas.

O esquema do pedal será o mesmo clássico das viagens do PNDF, é CICLOTURISMO, todo mundo junto o tempo todo e ninguém passa o líder do pelote. Se furar pneu, quebrar corrente, etc.. todos param e ajudam a resolver o problema, desde que isso não comprometa a chegada do grupo a Pirenópolis ainda à luz do dia. Se alguém desistir por cansaço, câimbra, machucado, etc. o grupo acompanha a pessoa até o próximo posto de gasolina ou ponto de apoio na estrada, deixando-a em segurança e ela providencia seu retorno pra Brasília, o grupo prossegue a viagem.

A cada 25 ou 30 km percorridos, quando for possível, o grupo fará breves paradas (10 minutos no máximo) em postos de gasolina ou restaurantes. Aproveite para tomar líquidos, comer alguma coisa e fazer um alongamento.

Por questões de segurança, vamos usar, sempre que possível, o acostamento, dois a dois, ou em fila indiana onde for recomendado pelos puxadores do pedal. Além disso, é obrigatório: capacete, luzes dianteira e traseira, câmara de ar reserva, bomba de ar, Mr. Tuffy (protetor contra furos), ferramentas, apito ou buzina, refletivos e roupas claras.

Quem tiver, levar rádio talkabout (canal 20.12)

Recomenda-se usar luvas, pedaços de corrente, kit remendo, óleo pra corrente, pára-lamas, kit de primeiros socorros, raios sobressalentes, tel. celular, sacos plásticos para guardar os eletrônicos em caso de chuva, capa de chuva, hipoglós, protetor solar, camelback, garrafinhas, mochila ou alforje para levar os pertences pessoais, alimentos e repositores para consumo durante o pedal, óculos de sol, máquina fotográfica, documentos pessoais e da bicicleta, dinheiro e cartão do plano de saúde.

Recomenda-se ainda, fazer uma revisão completa na bicicleta, na semana anterior à viagem, verificando principalmente o estado dos pneus, câmaras de ar, cubos, freios, movimento central (graxa e aperto), estado dos raios, regulagem do câmbio e estado da corrente.

O PNDF não se responsabiliza por danos ou prejuízos que por ventura ocorram durante o passeio. Esse é um passeio informal, feito por um grupo de amigos que vão pedalar juntos, cabendo a cada um assumir seus próprios riscos e responsabilidades.



INSTRUÇÕES PARA O PESSOAL DOS CARROS/MOTOS PARTICULARES DE APOIO

a experiência tem demonstrado que nos nossos passeios sempre aparecem vários carros particulares fazendo apoio para alguns dos colegas do pedal, o que, aliás, tem ajudado muito na nossa segurança.

Assim e com base nessa experiência, percebemos a necessidade de passar algumas instruções aos colegas que vão dirigindo esses carros/motos, de modo a prevenir problemas e a melhorar as condições do apoio que se dispuseram a fazer. Inclusive, devemos todos agradecer, e muito, a essa galera que pacientemente vai nos acompanhando nas viagens.... haja paciência!!!! galera 10 essa....

Então aí vão as instruções:

  • O ideal é que o motorista do carro de apoio use rádio talk about (canal 20.12) pra ir acompanhando a condução do pedal, ajudando na segurança do grupo.
  • O carro/moto particular de apoio deve permanecer ou à frente ou atrás do pelote de ciclistas, NUNCA NO MEIO OU AO LADO DO PELOTE
  • Preferencialmente, no caso de carro, deve trafegar com duas rodas no acostamento e duas na pista de rolamento, de modo a não atrapalhar o trânsito dos demais veículos e ajudar na segurança do pelote de ciclistas. O carro/moto que estiver à frente do pelote deve:

  • Manter uma distância de pelo menos uns 20 metros em relação ao líder do pelote, controlando permanentemente essa distância pelo espelho retrovisor, de modo a não atrapalhar o ritmo do grupo, que sobe devagar, mas desce correndo;
  • evitar ao máximo parar no acostamento, para não atrapalhar a passagem do pelote. Se for preciso parar, convém procurar algum recuo ou entrada, de modo a deixar o acostamento sempre livre pra passagem dos ciclistas;
  • utilizar o rádio talk about pra avisar com antecedência sobre buracos, pontes, fim do acostamento, cruzamentos, etc.
  • O carro/moto que estiver atrás do pelote e quiser ultrapassar o grupo, deve observar com cuidado o trânsito de veículos em sentido contrário, de modo a que faça a ultrapassagem de uma vez só e com toda segurança, sem o risco de “apertar” o pelote por causa de outro veículo que vem no sentido contrário.
  • Devido à baixa velocidade do pelote, principalmente nas subidas, o carro/moto de apoio pode se adiantar e esperar o grupo mais à frente, com o cuidado para não ocupar o acostamento, atrapalhando a passagem dos ciclistas.

Pedimos aos colegas que vão levar apoio particular pra repassar estas instruções aos respectivos motoristas, ok?


MAPA DO PERCURSO

Se estiver chovendo (muito) no momento do início do pedal, fica o mesmo cancelado.

Pacote:
1 - Medalha de participação
2 - Carro de apoio na ida
3 - Água, gelo, frutas, pães e mimos...
4 - Transporte Pirenópolis para Brasília em onibus fretado

Hospedagem: a Pousada da Lapa (oficial do PNDF) está bloqueada para o PNDF, os que forem pedalar devem verificar a existência de vagas na Pousada com a coordenação do PNDF (a hospedagem não está incluida no pacote)

Inscrições: enviar e-mail para

Mais detalhes sobre o pedal serão tratados na lista de discussão

Entre na lista de discussão clicando aqui.

Não esqueça de tomar a vacina contra a febre amarela, pelo menos 10 dias antes da viagem.

VOLTAR

Copyright © PNDF 2008 Todos os direitos reservados